-
Arquitetos: Montalba Architects
- Área: 5625 ft²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Kevin Scott
-
Fabricantes: Lutron, Adobe, AutoDesk, Bluebeam, Chaos Group, Duravit, Flare Fireplace, Fleetwood, Kohler, Miele, Newburry, Outdoor Shower Company, Subzero/Wolf, Toto, Trimble, Waterworks, Wolf
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência unifamiliar em Venice Beach, Califórnia, foi projetada como uma combinação de espaços internos e externos permeados por uma série de jardins e pátios. Concebido com a intenção de dissimular os limites entre os espaços abertos e fechados — criando um ambiente tranquilo e aconchegante perto do mar—, o projeto da Casa Venice Beach começa com o desenho da paisagem, um amplo jardim que convida os moradores a aproveitarem ao máximo o clima ameno do sul da Califórnia.
A opção dos arquitetos por utilizar materiais naturais como a madeira nos revestimentos internos e externos da casa foi feita principalmente para maximizar a sensação de aconchego, conforto e bem-estar. Em contraste, as paredes de blocos de concreto e os amplos beiras da casa fornecem ao projeto um ar moderno que remete à arquitetura das Case Study Housesi, onipresentes ao longo de todo território californiano. Arquitetura e paisagem se encontram em três jardins, diferentes em escala e função. O maior opera como um espaço mais dramático e fotogênico, enquanto os outros menores permitem criar uma sensação de intimidade além de proporcionarem momentos de pausa e relaxamento.
As paredes da casa, sempre paralelas aos limites laterais do terreno, foram construídas em blocos de concreto e servem tanto para delimitar os espaços interiores quanto para organizar e definir os jardins e pátios da casa. Os principais espaços de convívio, como a sala de estar, jantar, a cozinha e a área externa com piscina, encontram-se conectados através de grandes portas de vidro de correr.
Quando abertas, desaparecem os limites entre os espaços interiores e exteriores criando um único ambiente integrado e contínuo. A materialidade das paredes de blocos de concreto no térreo evoca uma sensação de peso e segurança a medida que as aberturas articulam e conectam o programa da casa com o jardim. No pavimento superior, por outro lado, o revestimento de madeira de tonalidade clara oferece ao projeto uma sensação de leveza, dando forma a uma arquitetura que encontra equilíbrio entre a expressividade o concreto e a delicadeza da madeira.